Maqueta da Cidade

Reforçando uma das suas áreas de acção, a APOR, criou uma maqueta dinâmica da Cidade do Porto.

Tornando-se uma importante ferramenta para o planeamento urbanístico e um factor de promoção da cidade, estando, periodicamente, em exposição no Porto (Casa dos 24 - posto de turismo da Sé) e marcando presença em eventos nacionais e internacionais sempre que se justifique.

Esta maqueta foi construída à escala 1/2500, o que corresponde a uma dimensão de cerca de 12 m2 (5,20 m x 2,30 m).

Pretendeu-se reproduzir os aspectos formais e estéticos da Cidade do Porto, com uma grande preocupação de simplicidade, reduzindo os códigos identificadores ao mínimo, de forma a permitir uma leitura rápida e intuitiva dos seguintes conteúdos:

   •    Edifícios existentes

   •    Edifícios projectados

   •    Edifícios marcantes na transformação urbana

   •    Arruamentos e vias rápidas

   •    Linhas férreas e do metro

   •    Zonas de equipamento e de lazer

   •    Zonas verdes e respectivos maciços arbóreos

   •    Rio Douro e Oceano Atlântico

   •    Tecido urbano envolvente da Cidade

Como processo de consulta interactiva, foi criado um sistema de iluminação didáctico que permite identificar edifícios ou conjuntos edificados marcantes ou áreas de manisfesto interesse urbanístico ou patrimonial (fibra óptica, hologénica ou niniaturizada). O accionamento das luzes de referenciação é efectuado a partir de um painel de comandos colocado de um dos lados da maqueta e permite a posterior ligação integrada a outros periféricos, tais como vídeo, écrans tácteis ou sonoros).

A maqueta foi construída em resina de poliuretano de alta densidade, acrílico e polystyrol, sendo assente numa estrutura de alumínio revestida a contraplacado marítimo para melhor garantir a sua estabilidade.

A pintura é em tom mate e de acordo com uma paleta de cores suaves mas permitindo diferenciar as áreas relevantes da Cidade.

É uma maqueta transportável, pois é composta por oito módulos interligados, pela modelação do terreno e representação volumétrica da cidade, que serão acondicionados em caixas preparadas para este efeito.

Como a cidade está em permanente transformação a actualização da maqueta foi garantida. Assim sempre que se justifique uma alteração é possível substituir um pequeno modulo de 21,7 cm x 23 cm por um novo que inclua a transformação ocorrida. Estes pequenos módulos encaixam uns nos outros para formar os 8 módulos que compõem a maqueta.

A coordenação geral da execução esteve a cargo do escultor Barata Feio.


 

img 1
2
Mais uma
3
5
6

 

 

© 2016 APOR - Agência para a Modernização do Porto, S.A.  |  by Thesign